Exaustor de cozinha com duto de ar (39 fotos): variedades e instalação

Qualquer cozinha moderna está equipada com um capuz. Isto não é apenas uma homenagem à moda, mas sim uma questão de higiene e ecologia.

extrator de cozinha com duto

Extrato não só remove odores, mas também protege a mobília de um toque de gordura e fuligem.

  • Em primeiro lugar, nem toda anfitriã vai querer respirar produtos de queima de gás e gordura em uma frigideira.
  • Em segundo lugar, estes produtos, juntamente com a evaporação, assentarão em móveis de cozinha, janelas e paredes, o que exigirá uma limpeza constante e um desgaste prematuro.

Portanto, o capô é um atributo necessário. Mas surge a pergunta: como escolher e instalar corretamente o duto para exaustores de cozinha? Vamos ver isso em ordem.

Tipos de capuzes de cozinha

De acordo com o princípio do trabalho

condutas de ar em plástico para exaustores de cozinha

Tipos de capuzes pelo princípio de movimento de ar

Todos os exaustores podem ser divididos em dois tipos principais:

  1. Circulando ou filtrando. Este é um capô, trabalhando no princípio da recirculação de ar. O volume de gás retraído é filtrado por vários filtros (carvão, absorção de gordura) e devolvido à sala.
  2. Evacuação ou retratores. Esses aparelhos retiram o ar da cozinha por completo. Normalmente eles são conectados por um duto especial com uma ventilação, que leva ao duto de ventilação do prédio. Também é possível fazer um buraco separado na parede externa do apartamento e levar o duto de ar diretamente para a rua.

Capuzes circulantes são menos produtivos. Além disso, eles exigem a substituição oportuna de filtros. Se os filtros não forem alterados, isso pode levar não apenas à diminuição da eficiência do dispositivo, mas também à sua falha.

Desde na carga filtro entupido no motor do ventilador aumenta várias vezes, o que eventualmente pode causar o esgotamento de suas sinuosas ou outros tipos de falhas. O modo de troca de filtro deve indicar as instruções para o capô.

conduta para exaustores de cozinha

O extrato com o filtro é adequado para aquecer alimentos ou cozinhar pouco frequente.

capuzes de filtragem são adequados para a cozinha, onde nenhum cozimento diário, especialmente alimentos fritos, sopas ou carnes, e o alimento é aquecido ou cozido unicamente de produtos semi-acabados.

Portanto, além disso, vamos considerar extratos que tiram o ar da cozinha.

canal de plástico para extrair na cozinha

O princípio do capô de evacuação.

Tipos de evacuação de extrator são mais eficazes. Mas mesmo aqui há várias dificuldades:

  • Os dutos de extração do exaustor na cozinha devem corresponder à potência do dispositivo, e isso se aplica não apenas à peça instalada no apartamento, mas também a todo o duto de ventilação;
  • Quando é utilizada uma poderosa capa de evacuação, é necessária uma ventilação adequada, assegurando um fornecimento de ar fresco equivalente ao volume de gás evacuado da cozinha;
  • Os dutos de ventilação nos edifícios construídos pelos soviéticos não atendem aos padrões sob os quais os exaustores de cozinha modernos são criados;
  • Se o poderoso exaustor será evacuado de seu apartamento de acordo com o fabricante 600 - 1000 m³ / h, em seguida, as janelas e portas fechadas, este volume será compensado por operando em modo de impulso invertido, ventilação da casa de banho e casa de banho, enchendo o apartamento não é os aromas mais nobres;
  • Para perfurar na parede externa da casa uma entrada de ar adicional pode ser necessária a permissão das autoridades competentes responsáveis ​​pela manutenção adequada do prédio.

Importante! A maioria das dificuldades listadas são relevantes para cantinas de restaurantes ou cantinas. Você provavelmente já conheceu dutos de metal de grande diâmetro saindo das paredes ou janelas de tais cozinhas.
Para uma cozinha comum que atende às necessidades de uma família média, um capô de baixa potência, um duto de ventilação de estilo soviético para o qual deveria haver o suficiente.

Leia também o artigo "Capuzes de Cozinha - Tipos, Princípio de Operação e Manutenção".

Pelo método de instalação

dutos para exaustores de cozinha

O capô pode ser construído na cozinha.

No lugar e método de instalação, os exaustores de cozinha são divididos em vários tipos:

  1. Embutido. Este dispositivo integrado no mobiliário de cozinha para que o próprio capuz não é visível, só você pode vê-lo a partir do dissipador inferior calor e painel de controle visível do lado, e, por vezes parte do socket (ver também o artigo embutido na capa para a cozinha - um passo à perfeição).
  2. Desktop. Eles representam um sino horizontal de forma oblonga, que faz parte de um equipamento de cozinha tecnológico especial. É usado principalmente em cozinhas profissionais.
  3. Teto ou ilha (ver também o artigo Capelas da ilha para a cozinha - solução estética para o problema). Na maioria das vezes é uma ou várias entradas de ar, montadas no teto. Ele também pode ter uma forma de cúpula, e o sino vai para o teto, onde o duto de ar é colocado. Requer um teto falso suspenso com um sistema de ventilação de ar.
  4. Lareira ou cúpula (ver também o artigo "Dome kitchen hood" - elegante e funcional). Este é um dispositivo separado, que é selecionado levando em conta o interior da cozinha e os móveis. Também pode ser construído em móveis de cozinha.

Conselhos! Para um apartamento na cidade ou uma pequena casa privada com rendimentos médios dos proprietários, a opção preferida é um exaustor tipo lareira que pode ser construído em móveis de cozinha. São esses modelos que têm a melhor relação preço / qualidade.

diâmetro do duto

Capô embutido no armário.

Montando o capuz

Exaustor de cozinha com duto de ar (39 fotos): variedades e instalação

A instalação do capô não requer habilidades especiais e pode ser feita por você mesmo.

Para instalar um exaustor do tipo evacuação, sua saída deve ser conectada ao orifício de ventilação ou à saída da rua. Para fazer isso, use dutos de ar.

Leia também o artigo "Como instalar um capuz na cozinha - uma master class para você."

Escolha de duto

Existem dois tipos principais de dutos:

Exaustor de cozinha com duto de ar (39 fotos): variedades e instalação

O duto de plástico para extração na cozinha parece imperceptível e estético.

  1. Condutas de plástico para exaustores de cozinha, constituídos por materiais sintéticos. A base para estes materiais são os compostos de elevado peso molecular, frequentemente - polietileno, PVC, fibra de vidro, de poliuretano, de silicone, de polipropileno e de metal e plástico. escolha cozinha de material de PVC é, por isso, é não só durável, resistente ao desgaste e leve, mas perfeitamente soldada e coladas umas às outras, sem medo de exposição a ácidos e álcalis, mudanças de temperatura, radiação UV e tempo. Mas a principal característica do PVC é sua higiene: a partir deste material, até mesmo recipientes para armazenamento de órgãos e sangue são produzidos.
  2. Tubo de alumínio corrugado. Esta opção tem uma desvantagem óbvia: uma aparência não estética. Concordo, nem todo mundo quer ver esse elemento "fábrica" ​​em sua cozinha. Por isso, muitas vezes é necessário pensar em caminhos como escondê-lo. Mas a corrugação pode ser facilmente cortada com uma tesoura simples, moldada em um quadrado ou um retângulo com a ajuda de dedos para acasalar com os condutores ou orifícios correspondentes. Mas a principal vantagem da corrugação é que ela nunca ressoa e não produz zumbido ou zumbido, o que geralmente acontece com caixas rígidas e inesperadamente.

  Para informação! Os dutos plásticos feitos de PVC também são flexíveis como papelão corrugado, então a questão da ressonância e do zumbido pode ser resolvida pela escolha de um duto flexível de PVC.

Ao planejar uma rota de via aérea, lembre-se de que cada curva reduz seu rendimento em 10% e o ângulo mínimo de curvatura não deve estar abaixo de 90 °.

Além disso, mudanças bruscas no diâmetro do tubo são indesejáveis, é melhor fazer transições graduais.

Ideal - quando o diâmetro da saída do exaustor coincide com o diâmetro da janela de ventilação e o diâmetro do duto de ar é selecionado para este valor.

Exaustor de cozinha com duto de ar (39 fotos): variedades e instalação

A corrugação de alumínio não parece muito óbvia, por isso é melhor pensar antecipadamente em como escondê-lo.

Problema com Ventilação

A instalação de qualquer dispositivo que force o bombeamento do ar viola a ventilação natural da sala.

Extrato também não é exceção. Geralmente, existem duas maneiras de resolver esse problema:

  1. Faça um furo adicional no duto de ventilação. De uma só vez, pode-se notar que isso não é uma solução para o problema, simplesmente porque a janela adicional não aumenta a área da seção transversal do duto de ventilação e não adiciona recursos adicionais à sua taxa de transferência. Além disso, com um forte puxão dos pisos inferiores ou do vento, sua criança da cozinha pode voltar para você ou seus vizinhos.
  2. Agarre a janela de ventilação na parede externa e leve o duto de ar para a rua. Esta é certamente uma solução mais racional, mas com uma condição: se você puder obter permissão para isso no departamento de habitação. Você pode, obviamente, esperar pela desorganização de nossos serviços públicos e abrir um buraco por sua própria conta e risco, mas depende de você. Além disso, uma janela adicional para atrair o ar ao invés do evacuado não faz mal.
Exaustor de cozinha com duto de ar (39 fotos): variedades e instalação

Saída do duto no duto de ventilação.

No caso em que você não pode obter o duto de ar e a rua fora, você pode usar uma válvula de válvula.

Exaustor de cozinha com duto de ar (39 fotos): variedades e instalação

Esquema da caixa do aparelho com bolachas.

Como pode ser visto no diagrama, a caixa tem duas aberturas de entrada. Quando o amortecedor está fechado (é marcado em vermelho), o ar da cozinha é facilmente levado para fora através da janela, realizando a ventilação natural.

Se houver pressão no lado da exaustão (quando o ventilador estiver ligado), a aba se moverá para uma posição diferente, fechando o primeiro furo e proporcionando ventilação forçada usando o motor de exaustão.

Com este esquema, não há rascunho para você na cozinha, e quando o capô é desligado, a ventilação natural não é perturbada.

O amortecedor é mola fraca ajustável (no diagrama é denotada por uma linha a tracejado na cinza escuro), o diâmetro do fio é recomendado na gama de 0,2 - 0,3 mm, o comprimento da mola de - 12 - 15 cm, o seu diâmetro - 4 - 5 mm.

Para o amortecedor, é adequado o alumínio fino (0,5 mm) ou um plástico não inflamável duro e fino. A principal condição é o pequeno peso específico do material.

Conselhos! Se você é oferecido para dar a controlada por uma válvula solenóide, que será acionado quando o motor do ventilador é ligado, tenha em mente - este não é melhor e nenhum significado especial é.

O amortecedor é ajustável com a própria mola: na amplificação de escoamento natural do ar durante o desenho levantado até a válvula de paragem irá cair para uma certa posição intermediária, e entra na conduta de ar, tanto quanto ele é capaz de saltar.

Ferramenta

Exaustor de cozinha com duto de ar (39 fotos): variedades e instalação

Levará um conjunto normal de ferramentas.

Para o trabalho de instalação, você pode precisar deste kit de ferramentas:

  • Serra elétrica;
  • Serrote para metal;
  • O búlgaro;
  • Pistola para montagem de espuma;
  • Pistola para selante de silicone;
  • Alicate;
  • Um conjunto de arquivos;
  • Lixa;
  • Vice;
  • Roleta;
  • Régua;
  • Lápis ou marcador;
  • Furadeira elétrica;
  • Chave de fenda;
  • Martelo;
  • Faca de construção;
  • Tesouras para metal.

Fazendo buracos para o cracker

O melhor material para o cracker é o alumínio de paredes finas, chapas metálicas ou galvanizadas. Por conveniência, é melhor colocar a aba no gabinete, que está localizado acima do fogão.

Posteriormente, o cracker será colado ao gabinete com cola de montagem ou silicone, e na janela de ventilação é plantado na espuma de montagem. Isso eliminará a ocorrência de ressonância.

Primeiro de tudo, nós tentamos em um cracker, marcando a placa superior do gabinete com um buraco de acordo com a janela inferior do cracker.

Para fazer isso, você pode remover o obturador por um tempo e desenhar um buraco com um lápis de dentro do cracker. Em seguida, delineie as paredes laterais das bolachas para instalação posterior.

Trabalhando com o gabinete

Exaustor de cozinha com duto de ar (39 fotos): variedades e instalação

O layout do capô e duto.

O gabinete deve ser removido e removido da parede.

Então, na parte inferior do gabinete, cortamos o buraco do capô com um quebra-cabeça elétrico.

  • Para este delineia o tamanho do rectângulo inferior desenho quadro dentro do contorno dos quais furos de 1 cm, de modo a ser inserido gabarito viu.
  • Em seguida, recorte cuidadosamente o buraco que precisamos.
  • Depois disso, retire as prateleiras e corte os orifícios redondos da mesma maneira sob o duto de ar. Nós tentamos trabalhar devagar, com precisão e precisão. Deve ser entendido que nenhuma precisão de mícron é necessária, não estamos criando um lutador.
  • Agora vá para o quadro superior, onde já delineamos a janela sob o cracker. Cortar o buraco com a permissão em cada lado de 3 mm. Fazemos tudo da maneira mais precisa e precisa possível, para não irromper depois em silicone.

Junta Corrugada

Colocamos o gabinete no painel traseiro e inserimos a ondulação do comprimento desejado nos furos. A extremidade superior é moldada com os dedos das mãos em um retângulo ou quadrado sob o furo na placa superior do gabinete.

Empurre a corrugação para o quadro superior e corte os cantos do orifício superior com uma tesoura de 1,5 a 2 cm e dobre-o para os lados.

Montando o flapper

Nós penduramos o armário com corrugado. Tiras de papel alumínio, que dobramos, lubrificamos com silicone, causando "salsichas" indissolúveis. Também aplicamos silicone e em uma árvore nos cantos.

Nós inserimos uma caixa com um cracker na janela de ventilação, inclinando-a para cima. Em seguida, baixamos a placa do gabinete exatamente entre as marcas que colocamos, delineando os lados da caixa.

Silicone extra, que apareceu nas laterais, você pode remover o pano umedecido em vinagre.

Após 40 - 60 minutos (quando seco de silicone) lacuna entre as extremidades das flappers e a extremidade da janela para a ventilação sopra espuma componente da pistola.

Montando o capuz

  • No recorte, que fizemos na placa inferior do gabinete, inserimos o capô.
  • A corrugação é simplesmente espremida por um ramal para cima, não é necessário usá-la ainda.
  • Anexamos o capuz ao gabinete através de parafusos através dos orifícios de montagem.
  • Agora colocamos a corrugação no capô do capô e consertamo-lo com a ajuda de um jugo. Você pode fazer com um fio macio, o principal é não selar essa conexão, porque terá que ser desmontado para limpeza.

Conselhos! Com antecedência, pense na fiação do capô. Se conectado, observe o aterramento. Na Euroconsult é levado em conta, no antigo soviético - não. É possível retirar o fio do capô e conectá-lo a um elemento solidamente aterrado, por exemplo, com um tubo do qual os fios saem. Não aterrar através de canos de água ou canos de gás!

Conclusão

Nós lhe dissemos como instalar o capô embutido no armário.

Existem muitos outros métodos de instalação, que pode ser encontrado no vídeo postado aqui, e veja o passo a passo com fotos para ajudá-lo a compreender os meandros e evitar erros comuns.

Exaustores de circulação para cozinha sem duto de ar - veja aqui.

Galeria

Leave a Comment

− 6 = 4